sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGOGICA 2012



 PLANO DE INTERVENÇÃO
PEDAGÓGICA – 2011/2012.
“TODA ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA
E.E.”FARMACÊUTICO SOARES”
VERMELHO NOVO – M.G.


l – Identificação da Escola.
A E.E.”Farmacêutico Soares” – está situada à Praça Professor Silveira, nº 05, Centro, Vermelho Novo, CEP 35359000, fone (33) 3351 8005.
A Escola foi instalada em 1942 com o nome de Escola Reunidas de Vermelho Novo funcionando em prédio próprio, onde continua funcionando após várias reformas e construções de novas salas. Através do Decreto 3.779 de 21/04/52 a escola foi transformada em Grupo Escola ”Farmacêutico Soares”- 1º Grau .
       Em 08/05/76 passaram a funcionar as quatro últimas séries do 1º Grau conforme resolução nº. 1785/76 (extensão de série).
       A partir de 14/12/90 foi implantado o 2º Grau com Habilitação Profissional: Magistério que teve sua Parecer nº 836/90.
       Em 1997 a escola passou a oferecer o Curso Científico substituindo o até então, Curso de Magistério que teve sua última turma de formandos no ano de 1998.
       Em 11 de dezembro de 1997 por Decreto Municipal, Lei nº 059/97 o Prefeito Joventino Antunes Lopes municipalizou os anos iniciais do Ensino Fundamental (1ª á 4ª série), entrando em vigência a partir de 1º de janeiro de 1998, ficando a E.E.Farmacêutico Soares responsável por oferecer os anos finais do Ensino Fundamental (5ª á 8ª série) e o Ensino Médio.
       A comunidade quando convoca para Assembléias e Eventos comparece em números satisfatório, desde que sejam bem divulgados e que tenham uma programação atraente. A participação dos pais no dia-a-dia do aluno é razoável, demonstrando realmente interesse mais específico no final do ano.
        A escola oferece á comunidade:
*Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) em dois turnos;
*Ensino Médio (1ª á 3ª série) em um turno;
*Transporte e merenda escolar gratuitos;
*Espaço físico para eventos.
A comunidade, por sua vez, dá e faz muitas cobranças com relação ao desempenho de todos.
A escola atende aos alunos provenientes de todas as classes sociais, a maioria vem da zona rural e alguns da zona urbana.

   Justificativa

        Mediante os resultados da Escola demonstrados nos gráficos do SIMA VE/PROERD 2011, a escola se propôs a fazer o plano de lntervenção envolvendo todas as áreas de tal forma que todos os profissionais se sintam responsáveis pelos alunos em termos de aprendizagem, considerando a defasagem especialmente em Português e Matemática.
       Para tanto, os professores farão o replanejamento de suas atividades, enfocando principalmente leitura, interpretação, raciocínio lógico, associando ao dia-a-dia do aluno.


                                            LINGUA PORTUGUESA
                                      6º AO 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
                                      TEMA l – Procedimentos de leitura
   Situação atual
   Ações realizadas
          Ações               
      Responsáveis
Segundo as estatísticas e dados já analisados e divulgados pela Secretaria de Estado de Educação, oriundos das ultimas avaliações,a situação dos alunos com relação a leitura é interpretação é:

*10,4% Encontram-se no nível baixo

*52,2% Se encontram no nível intermediário

*37,3% Se encontram no nível recomendado
*Leitura diversificada com diferentes tipos e gêneros textuais.

*2º Soletrando
*Parceria Escola Estadual, Municipal e pais para reduzir o nº de alunos não alfabetizados que chegam a Escola Estadual.

*3ª Soletrando


*Corpo administrativo da escola.

*Professores de português
                                        

LINGUA PORTUGUESA
                                   6º AO 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
Tema ll – Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciado na compreensão do texto
   Situação atual
  Ações realizadas
         Ações
     Responsáveis

*Estudo e interpretação de gráficos, mapas, tabelas, gravuras, fotos etc.

*Halloween
*Trabalho com fotos, mapas, tabelas, gravuras, gráficos, charges, jornais e revistas.
*Textos que exploram a intertextualidade, linguagem verbal e nº verbal, e livros didáticos adotados.
*Feira de Inglês
*Thanksgiving Player.
*Soletrando em Inglês




*Professores de geografia e matemática.
*Professores de Inglês e artes.
*Professores de Inglês e religião.
*Professores de Inglês.

                                         LINGUA PORTUGUESA
                           6º AO 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
                              Tema lll – Relação entre textos
    Situação atual
  Ações realizadas
           Ações
     Responsáveis

*Textos intertextualizados com linguagem verbal e não verbal.
*Trabalhos com pesquisas, textos argumentativos (opinião) e produção
  • Estudos e pesquisas de artigos com temáticas diferentes dando ênfase a textos relacionados aos princípios básicos (valores – auto – estimam)
Professores: Português, Artes,
Religião,Historia e Geografia.


                                        
                                            LINGUA PORTUGUESA
                                       6º AO 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
                     TEMA IV – Coerência e coesão no processamento do texto
    Situação atual
   Ações realizadas
         Ações
      Responsáveis

* Estudo de textos de variados tipos e gêneros;
* Estudo de textos do livro didático e analise de textos com temáticas atualizadas:
* Produção de textos de diferentes gêneros;
* Confecção de murais.
*Oficina de textos e leituras
*Textos reflexivos
*Textos no livro didático
*Analise dos textos produzidos pelos alunos
*Produção de textos com vários tipos textuais
*Confecção de murais com noticias locais e temas atuais
*Português
*Todas as áreas
*português
*Português
*Todas as áreas

                                          LINGUA PORTUGUESA
                          6º AO 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
                     TEMA V – Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
    Situação atual
  Ações realizadas
            Ações
      Responsáveis

*Grêmios literários
*Elaboração de livros pelos alunos
*Leitura de textos diversificados
*Recital de poesias
*Leitura e confecções de livros
*Grêmio literário e estudo de escritores e suas respectivas obras
*Oficinas de textos e leitura
*Ficha de leitura
*Leitura de diversos tipos e gêneros textuais
*Dramatização
*Recital de poesias
*Professores de português.
*Português ,Artes e Bibliotecários



                                          LINGUA PORTUGUESA
                                   6º AO 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
                                  TEMA VI – Variações lingüísticas
    Situação atual
  Ações realizadas
            Ações
      Responsáveis

*Estudo das variedades linguísticas através de diferentes tipos textuais, observando as variedades linguísticas
*Transcrição de textos da linguagem culta para a coloquial e vice-versa
*Músicas
*Poesias
*Leitura de obras regionais
*Leitura e resumo de textos e poesias
*Bibliotecárias
*Professores de português
*Artes
Religião
*Professores de português



                                 


                                       LINGUA PORTUGUESA
                                   1º AO 3º ANO – ENSINO MÉDIO
                                          TEMA I – Procedimento de leitura
    Situação atual
  Ações realizadas
            Ações
      Responsáveis
 Segundo as estatísticas e dados já analisados e divulgados pela  Secretaria de Estado de Educação, oriundos das últimas avaliações, a situação de nossos alunos quanto á leitura e interpretação é a seguinte:
  • 33,3% baixo
  • 31,6% intermediário
  •  35,1% recomendado
*Estudo de textos de diferentes tipos e gêneros
*Trabalho interdisciplinar de textos de áreas diferentes
*Realização de projetos definindo, soletrando, leitura etc.
*Estudo sobre os tipos e gêneros textuais
*Leitura e estudo e textos formalísticos, científicos e didáticos
*Leitura e estudo de textos do cotidiano (manuais de instrução, cartazes educativos, instrucionais, fichas, documentos, guias, catálogos, bulas, contas gráficas, tabelas e panfletos.
*Professores de português, literatura (Anna Silva,Andresa, Maria do Carmo, Joana e Loula)











                                     
                                    LINGUA PORTUGUESA
                                    1º AO 3º ANO – ENSINO MÉDIO
TEMA ll – Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciado na compreensão do texto
    Situação atual
  Ações realizadas
            Ações
      Responsáveis

*Leitura e estudo de textos de diferentes suportes e gêneros;
*Pesquisa em livros, enciclopédias dicionários e internet
*Utilização de revistas e jornais
*Viabilizar o estudo e a escrita de textos de diferentes tipos e gêneros;
*Produção audição de poemas, canções, histórias, palestras, noticiários, reportagens e documentários;
*Pesquisas e estudos em: enciclopédias, internet, revistas, jornais e livros didáticos
*Professores de português
*Professores de todas as áreas;
*Professores de todas as áreas


                                         LINGUA PORTUGUESA
                                     1º AO 3º ANO – ENSINO MÉDIO
                              TEMA III – Relações entre textos
    Situação atual
  Ações realizadas
            Ações
      Responsáveis

*Trabalhando com anúncios publicitários, leis, reportagens e entrevistas;
*Estudo de textos que trabalham com a intertextualidade (música, poemas, charges, cartoons, etc.)
* Trabalhando com textos utilizando a linguagem verbal e não – verbal (anúncios publicitários, propagandas, charges, poemas, textos humorísticos e parodias.)
* Estudo de textos o que trabalham intertextualizadade (musica, poemas, charges, cartoons,caricatura,retratos,biografia e etc.)
* Professores de Portugues/Literatura, Artes, Geografia e História.

 
PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA 2011/2012 – MATEMÁTICA – 6º AO 9º ANOS
SITUAÇÃO ATUAL
AÇÕES REALIZADAS
AÇÕES
RESPONSÁVEIS
13,3% dos alunos encontram-se no grau de desempenho baixo. Segue abaixo, dentro dos temas, os descritores em que os alunos obtiveram resultados insatisfatórios.
Tema I – espaço e forma:
·         Competência III- Reconhecer transformações no plano:
·         D5 - Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em aplicação e/ou redução de figuras poligonais, usando malhas quadriculadas.
·         D6 – Reconhecer ângulo como: mudança de direção ou giro, área delimitada por duas semi-retas de mesma origem.
·         D7 – Identificar propriedades de figuras semelhantes, construídas com transformações (redução, ampliação, translação e rotação).
Competência IV – Aplicar relações e propriedades:
·         D8 – Utilizar propriedades dos polígonos regulares (soma de ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno).
·         D10 – Utilizar relações métricas do triângulo retângulo e o Teorema de Pitágoras.
·         D11 – Utilizar as propriedades e relações dos elementos do círculo e da circunferência.
Tema III – Números, operações e álgebra.
Competência III – Utilizar procedimentos algébricos:
·         D27 – Resolver situações-problema que /envolva equação do 1º grau e do 2º grau.
·         D28 – Identificar uma equação ou inequação do 1º grau que expressa uma situação-problema e representar geometricamente uma equação do 1º grau.
·         D29 – Resolver situações-problema envolvendo sistemas de equação do 1º grau.
·         D30 – Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações do 1º grau.
·        Trabalho de campo;
·        Aulas de reforço;
·        Planejamos as aulas de acordo com os resultados mostrados na escola de proficiência da escola;
·        Realizamos atividades para melhorar a auto-estima dos alunos;
·        Trabalhamos planificações com embalagens e outros objetos calculando o seu volume e sua área;
·        Trabalhamos com a interpretação de gráficos e tabelas;
·        Usamos fatos cotidianos envolvendo problemas;
·        Usamos jogos para o desenvolvimento do raciocínio  lógico;
·        Usamos régua e transferidor para realizarmos as atividades com polígono;
·        Trabalhamos com texto e leitura diversos sobre a história da matemática;
·        Trabalhamos com panfletos de propaganda promocionais (números decimais e porcentagens);
·        Trabalhamos com leitura e interpretação de diversos tipos de textos.
D5 – Utilizar de malhas quadriculadas para ampliar ou reduzir polígonos;
D6 – seguir um caminho em malha quadriculada mudando a direção e determinando o ângulo da mudança de direção;
D7 – reduzir e ampliar figuras em malha quadriculada constatando suas propriedades;
D8 – utilizar recortes em papelão para construir os mais variados polígonos regulares, levando o aluno a identificar a propriedade das somas dos ângulos internos, bem como as diagonais de cada um deles, estabelecendo as relações entre número diagonais e número de lados;
D10 – utilizar de malha quadriculada na construção do triângulo retângulo e do teorema de Pitágoras, levando o aluno a constatar na malha as relações existentes;
D11 – construir no pátio da escola uma circunferência utilizando barbante e giz, levando o aluno a identificar as relações e propriedades dos elementos do círculo e da circunferência;
D27 – identificar a igualdade em uma expressão como sendo uma ponte, de modo que ao saltarmos de um lado para o outro da ponte, a operação anterior é trocada pela sua inversa. Este procedimento levará o aluno a correlacionar a mudança de operação;
D28 – utilizar da brincadeira do cabo de guerra para identificar uma equação quando houver equilíbrio de forças e uma inequação quando não houver equilíbrio de forças.
Utilizar papel quadriculado para traçar o gráfico para melhor visualizar a situação problema;
D29 – selecionar situações problemas do cotidiano do aluno que exige sistemas de equações do 1º grau para sua resolução;
D30 – trabalhara a interpretação gráfica e geométrica das soluções do sistema.
Professores de matemática e geometria.


PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA 2011/2012 – MATEMÁTICA – ENSINO MÉDIO
SITUAÇÃO ATUAL
AÇÕES REALIZADAS
AÇÕES
RESPONSÁVEIS
53,5% dos alunos encontram-se no grau de desempenho baixo. Segue abaixo, dentro dos temas, os descritores em que os alunos obtiveram resultados insatisfatórios.
Tema I – espaço e forma:
Competência IV – Aplicar relações e propriedades:
·         D2 – Resolver situações-problema no plano, que envolvam razão trigonométrica no triângulo retângulo (seno, cosseno, tangente).
·         D3 – Calcular a distância entre dois pontos no plano cartesiano.
·         D5 – Construir a equação da reta que passa por dois pontos dados.
Tema III – Números, operações e álgebra.
Competência III – Utilizar procedimentos algébricos:
·         D12 – Diferenciar as variações proporcionais das não proporcionais.
·         D13 – Resolver situações-problema envolvendo duas grandezas direta ou inversamente proporcionais.
·         D14 – Resolver situações-problema envolvendo o cálculo de porcentagem.
·         D15 – Resolver situações-problema envolvendo equação de 2º grau.
·         D16 – Resolver inequação do 2º grau.
·         D17 – Resolver situações-problema envolvendo inequação do 2º grau.
·         D18 – Representar graficamente uma função de 2º grau.
·         D19 – Reconhecer uma função de 2º grau a partir de seu gráfico.
·         D20 – Reconhecer um polinômio de 2º grau através de sua fatoração em fatores de 1º grau.
·         D21 – Calcular os pontos de máximo ou mínimo de uma função de 2º grau.
·         D22 – Resolver situações-problema que envolva os pontos de máximo ou de mínimo de uma função de 2º grau.
·         D23 – Construir, a partir de uma situação-problema, um sistema linear com três equações e três incógnitas.
·         D24 – Resolver um sistema de equações lineares com três equações e três incógnitas.
·         D25 – Analisar crescimento/decrescimento, zeros e funções reais apresentadas em gráficos.
·         D26 – Resolver situações-problema envolvendo progressão aritmética.
·         D27 – Resolver situações-problema envolvendo progressão geométrica.
·         D28 – Identificar arcos no círculo trigonométrico.
·         D29 – Relacionar medidas em graus e em radianos.
·         D30 – Aplicar relações entre as razões trigonométricas no círculo trigonométrico.
·         D33 – Reconhecer a representação gráfica de uma função exponencial (y=ax).
·         D34 – Resolver equações exponenciais.
·         D35 – Reconhecer a representação gráfica de uma função logarítmica (y=logxb).
·         D36 – Utilizar as propriedades operatórias da função logarítmica.
·         D37 – Calcular as raízes de uma equação polinomial dada por um produto de fatores do 1º e/ou 2º grau.
·        Representação de sistemas de equação no plano cartesiano usando malha quadriculada para representação das retas e eixos.
·        Realização de atividades com o uso de papel quadriculado para a construção de figuras e estudo de suas medidas, bem como atividades práticas envolvendo o cálculo de área e volume, a fim de ampliara os conceitos geométricos.
·        Resolveu situações-problema envolvendo sistemas de equação do 1º grau, com charadas criadas pelos alunos e situações sugeridas pelos mesmos.
·        Resolveu problemas relacionando unidades de medidas.
·        Usou papel quadriculado para localizar pontos, retas, circunferências utilizando coordenadas.
·        Trabalharam porcentagem através de foldares, jornais, folhetos de promoções.

D2 – Utilizar o software Geogebra e/ou outros recursos gráficos utilizados em computadores para estudar as transformações no plano;
D2 – Resolver situações-problema que envolva razões trigonométricas.
D5 – Revisar os conceitos de semelhança de triângulo e Teorema de Pitágoras;
D5 – Utilizar as escalas Termométricas para introduzir a relação entre temperaturas, representadas no plano por pontos coordenados, e a equação da reta que passa por estes pontos (atividade interdisciplinar com Física);
D5 – utilizar a equação da reta para representar situações-problema sugeridas pelos alunos.
D12 – Relacionar proporcionalidade com multiplicação e frações;
D12 – Utilizar situações-problemas do cotidiano que envolva compreensão de proporcionalidade (revista Nova Escola).
D13 – Realizar atividades de operações com frações, proporção e regra de três;
D13 – Resolver situações-problema envolvendo grandezas direta ou inversamente proporcionais.
D14 – Realizar cálculos de taxa de juros e descontos oferecidos nos folhetos de propaganda de lojas;
D14 – Resolver situações-problema envolvendo porcentagens e suas representações na forma decimal.
D15 – Resolver situações-problema envolvendo equações do 2º grau;
D15 – Utilizar o vídeo Telecurso 2000 - aula 75, com a dedução da fórmula de Báskara;
D15 – Resolver situações-problema a partir da fórmula de Báskara e através da soma e produto das raízes.
D16 – Demonstrar a resolução de uma inequação do 2º grau considerando o seu gráfico cartesiano para que o aluno possa entender os sinais da equação do 2º grau chegando à resolução da inequação.
D17 – Resolver situações-problema envolvendo inequações do 2º grau;
D17 – Realizar em grupo a atividade do foguete. Entregar a ficha de trabalho para cada grupo responder.
D18 – Utilizar o jogo “Batalha Naval” para identificar pontos no plano cartesiano;
D18 – Representar graficamente equações do 2º grau a partir de situações-problema.
D19 – Resolver exercícios de equações do 2º grau a partir de suas representações gráficas.
D20 – Revisar os métodos de fatoração de uma equação;
D20 – Resolver exercícios de fatoração utilizando áreas em figuras geométricas.
D21 – Construir gráficos da função do 2º grau e identificar o ponto de máximo e ponto de mínimo – apostila.
D22 – Calcular ponto de máximo e ponto de mínimo a partir de situações-problema (Situação-problema geradora 3 – apostila).
D23 – Representar graficamente equações e identificar pontos de interseção e posições entre as retas (apostila).
D23 – Construir a partir de situações-problema, um sistema linear com três incógnitas (apostila).
D24 – Resolver um sistema de equações lineares a partir de situações-problema.
D14 e D25 – Realizar trabalhos em grupo com revistas e jornais (procurar tabela mensal para cálculo de imposto de renda sobre salário e gráficos). Analisar créscimo e decréscimo em funções apresentadas em gráficos.
D26 – Resolver situações-problema envolvendo P.A. – Telecurso  2º grau.
D27 – Resolver situações-problema envolvendo P.G.;
D27 – Desenvolver as atividades da apostila, utilizando o jogo “Torre de Ranói”.
D28 – Construir o Teodolito para apreensão de conceitos trigonométricos.
D29 – Relacionar medidas em graus e radianos.
D30 – construir triângulos semelhantes, utilizando transferidor, régua e calculadora para comprovar as relações trigonométricas;
D30 – realizar a atividade do triângulo (apostila Jogos);
D30 – utilizar o software Geogebra para aquisição de conceitos trigonométricos.
D33 – desenvolver as atividades da apostila de Função Exponencial com os objetivos de: mostrar a aplicação das funções exponenciais em diversas situações: crescimento populacional, decaimento radioativo, variação de pressão atmosférica e outros fenômenos físicos e químicos, possibilitando assim, trabalhar de forma interdisciplinar;
D33, D34, D35 e D36 – Resolver as situações-problema da apostila de Função Exponencial, aplicando-as na resolução de diversos problemas de Matemática Financeira;
D35 e D36 – Desenvolver as atividades da apostila de Função Logarítmica para levar os alunos a descobrir a definição e propriedades de logaritmos.
D37 – Apresentar aos alunos definições de monômios, binômios, trinômios e polinômios, introduzindo cálculos algébricos para que o aluno possa compreender os mecanismos de fatoração e como utilizar os produtos notáveis até chegar aos cálculos das raízes de uma equação polinomial.

Professores de matemática e física.

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